Trabalho em equipe

Quando um grupo se concentra para realizar uma tarefa, todos buscando o mesmo objetivo, isto é trabalho em equipe. Trabalhar em equipe traz diversas vantagens. Quando há mais pessoas dedicadas a realização de um projeto, são mais cabeças pensando, por isso há a troca de idéias, o que é benéfico para a realização da tarefa. Além disso, uma pessoa completa a outra no sentido de que cada um tem seus pontos fortes e pontos fracos, possibilitando a troca de conhecimentos.

O problema é que para realizar um trabalho em equipe, precisamos de uma boa dinâmica de grupo, senão não há organização e o trabalho não rende. Por esta razão muitas empresas investem tempo e dinheiro para a capacitação e treinamento de seus funcionários e da equipe como um todo para a realização de um efetivo trabalho em equipe.trabalho-em-equipe

A motivação é uma peça chave no trabalho em equipe. Muitas vezes, quando estamos realizando uma tarefa sozinhos, perdemos o foco e não temos a efetividade que gostaríamos. Mas quando se trata de trabalho em equipe, uma pessoa motiva a outra, criando uma energia e uma dinâmica muito benéfica para a empresa.

Na hora de realizar um trabalho em equipe, devemos nos preocupar na dinâmica do grupo, pois é fácil de haver discrepâncias entre as pessoas do grupo, talvez algumas não terem muita facilidade em trabalhar em equipe. Por isso é importante uma boa gestão de pessoas quando se trata de trabalho em equipe. É importante uma pessoa com habilidade de gestão de pessoas estar sempre prestando atenção nas pessoas que formam um determinado grupo de trabalho, garantindo a harmonia e a eficiência do grupo.

Motivos para trabalharmos em equipe

Concordância – é importante que todos concordem com as metas e objetivos da companhia. Quando fazemos com que o grupo apresente idéias e tome uma decisão coletiva, as pessoas se sentem mais responsáveis e mais engajadas.

Comprometimento – é importante que as pessoas que trabalham em uma empresa aceitem e se comprometam a seguir as metas e as idéias da empresa. Com o trabalho em grupo, as pessoas se sentem comprometidas a realizar as metas da empresa.

Consciência coletiva – quando nós compramos um carro novo, passamos a notar dezenas ou centenas de carros iguais nas ruas. Isto não acontece por que as pessoas resolveram imitar e comprar um carro igual. O motivo é que antes nós não prestávamos atenção neste modelo de carro como prestamos agora.Quando trabalhamos em grupo, as estatísticas de vendas de um determinado produto, as metas, os problemas, passam a fazer parte da nossa realidade então todas as pessoas do grupo se tornam ativas na busca de resolução dos problemas e alcance das metas.

eSobre estratégia empresarial   ciências contábeis   ferramentas da qualidade

Criar sinergia – as pessoas trabalham em grupo por que em equipe podemos fazer mais do que sozinhos. Quando um diretor define as metas sozinho e apresentam elas para a equipe, provalvemente será difícil as pessoas se engajarem a buscarem estas metas. A idéia por trás do trabalho em equipe é ganhar sinergia. Quando as pessoas definem os objetivos, buscam a realização e alcançam, o grupo se sente unido, cada pessoa se sente mais próxima da outra. Isto é sinergia, e é bom.

Fazer com que as pessoas participem da criação de metas é mais do que uma boa idéia, é o correto a se fazer. Desta maneira criamos uma atmosfera e uma dinâmica de grupo que fará com que o trabalho em equipe seja motivador, eficiente e divertido. Preparar um grupo para trabalhar em equipe pode ser trabalhoso, mas é recompensador.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade - Mapa do Site