Planejamento financeiro empresarial

Planejar é idealizar. Idealizar as estratégias para o bom desempenho das atividades de uma organização maximizando resultados, superando expectativas, evitando surpresas no decorrer do processo. Surpresas essas que podem ser mensuradas e por muitas vezes evitadas quando há um planejamento criterioso.

Na gestão empresarial o planejamento financeiro assume um papel primordial para que não ocorram falhas desnecessárias, para que etapas sejam cumpridas com profissionalismo. Uma das razões de sucesso ou fracasso no planejamento é o tempo. Quando quereremos tudo para “ontem”, isto impede que o processo de planejar seja executado com calma e atenção aos detalhes. image

Hoje as empresas contam com ferramentas gerenciais muito eficazes e isso facilita na tomada de decisão. Porém, é importante saber para onde você vai e onde quer chegar. E o planejamento dentro de uma empresa é o responsável por projetar cada objetivo empresarial e como alcançá-lo.

Dentre as diversas áreas de planejamento de uma empresa, destaca-se o planejamento financeiro, departamento conhecido como ‘coração da empresa’, onde o acompanhamento deve ser constante, evitando ‘infartos’ e até mesmo a falência. Uma empresa que não planeja suas finanças está fadada ao fracasso.

eSobre ciências contábeis   estratégia empresarial   gerenciando pessoas

No planejamento financeiro, cabe à empresa especificar suas contas, por meio de um plano de contas, em que classifica as receitas, despesas, lucros e prejuízos. Desenvolver um fluxo de caixa, com as entradas e saídas. A organização destas contas é essencial para efetuar a projeção financeira. Trabalhar com informações fidedignas e exatas, nada de achismos.

Veja também: planejamento estratégico, tático e operacional

Copyright eSobre - Politica de Privacidade - Mapa do Site