Gestão de Qualidade

A gestão de qualidade é uma estratégia empresarial, bastante difundida, que visa associar qualidade a todas as etapas e processos de uma empresa ou organização. A gestão de qualidade não só apenas afeta a gestão da empresa, mas também os fornecedores e todos aqueles que trabalharem junto à empresa.

O conceito da gestão de qualidade vem do toyotismo, que é um modo de produção japonês, do qual a Toyota foi a precursora. O toyotismo foi a solução encontrada para a produção no Japão pós segunda guerra. A situação que eles tinham era bem diferente da americana, por isso o fordismo não pode ser usado no Japão. O método japonês era um sistema flexível. A mão de obra não era extremamente segmentada como a de Henry Ford, e era multifuncional, dando flexibilidade para a produção japonesa da época que era pequena, e tinha recursos escassos. O modelo de Toytota valorizava a capacitação dos profissionais e a eficiência. Esta é a sua semelhança com a gestão de qualidade.gestaodaqualdiade

A gestão de qualidade objetiva aumentar a satisfação dos clientes com o produto, ter uma melhor eficiência de produção, reduzir os custos, formar um sistema que facilite buscar novos mercados e novas parcerias com outras empresas.

A implementação da gestão de qualidade

Muitos empresários se inibem na hora de implantar a gestão de qualidade em suas empresas, estas sendo normalmente de pequeno e médio porte. Isso acontece por que muita gente pensa que são necessários processos caros e trabalhosos para implantar a gestão de qualidade. Mas isto não é verdade.

Claro que em grandes empresas o processo acaba sendo feita de maneira mais complexa e com investimentos maiores. Mas a gestão de qualidade pode ser levada para dentro das empresas sem grandes gastos. A gestão de qualidade é uma série de conceitos que precisam ser absorvidos por cada um dos profissionais que trabalham dentro da empresa. E para isto não são gastos financeiros que precisamos, e sim liderança e motivação para fazer com que todos mudem a sua maneira de pensar para a empresa como um todo poder melhorar.

Princípios da gestão de qualidade

A gestão de qualidade total, como às vezes é chamada, tem alguns princípios básicos, listados abaixo:

  • Qualidade é algo que pode e deve ser gerenciada;
  • Problemas devem ser prevenidos, não remediados;
  • Processos e não pessoas são os frutos dos problemas;
  • Todo mundo tem um fornecedor e um cliente;
  • Cada empregado da empresa é responsável por manter a qualidade;
  • A qualidade precisa ser medida;
  • A melhora da qualidade precisa ser contínua;
  • Objetivos são baseados em necessidades, não são negociados;
  • O padrão de qualidade é livre de defeitos;
  • Planejar e organizar para melhorar a qualidade;
  • O gerenciamento deve liderar e estar envolvido diariamente no processo.

A gestão de qualidade é uma filosofia empresarial. Uma empresa que trabalha efetivamente com ela tem as suas fundações baseadas na busca pelo melhor a cada dia que passa. Uma placa dourada, pendurada na parede, com os princípios da empresa em baixo relevo é bonito, mas se cada um dentro da organização não acreditar e viver aquilo, de nada adianta.

eSobre Gestão de Pessoas  Coaching

Copyright eSobre - Politica de Privacidade - Mapa do Site