Estratégia empresarial

Vivemos momentos de incertezas quanto ao futuro das organizações. Constantemente nos deparamos com inovações tecnológicas, abertura econômica, mudanças nos comportamentos sócio-culturais e cenários políticos que são fatores de mudança na economia globalizada. A interatividade, a conectividade e a presença on-line 24 horas por dia para todo o planeta não são apenas modismos, mas transformações que estão alterando o ambiente em que vivemos e fazemos negócios. Na atual era de descontinuidades, associada à velocidade de mudança crescente e à alta imprevisibilidade dos eventos do ambiente externo, faz-se necessário que as empresas busquem uma adaptabilidade rápida. Para tanto, é necessário ir em direção ao mercado, analisar de forma pró-ativa o ambiente externo e tornar-se o agente de mudanças.

O que é adotar estratégias empresariais?estrategia

A adoção de estratégias empresariais busca definir o posicionamento da empresa em suas relações com setores da sociedade e de seu ambiente de negócios. Então, planejar estrategicamente significa: possibilitar a identificação das oportunidades e ameaças que possam surgir no meio ambiente; assegurar a necessária preparação às mudanças identificadas no meio ambiente; melhor exploração dos pontos fortes e das oportunidades e a neutralização dos pontos fracos e das ameaças à empresa; visualizar os problemas internos/externos e as prioridades de solução, dando a flexibilidade necessária aos esforços empreendidos pela  empresa frente as variações do meio; canalizar recursos para áreas de maiores resultados.

eSobre planejamento estratégico e tático   gestão da qualidade

O processo de formulação estratégica tem como foco a busca das diretrizes a serem seguidas para garantir a sobrevivência e crescimento sustentável da orga-nização a longo prazo. Ele proporciona condições favoráveis para o desenvol-vimento do pensamento estratégico, permitindo que os envolvidos internalizem os conceitos, metodologias e ferramentas e possam utilizá-los nas suas organizações.

Como é a elaboração de estratégias?mudanca=estrategica

Comumente as organizações reúnem seus principais executivos para a formulação de estratégias. Quando necessário buscam a orientação de consultores externos que possuem visão mais ampliada das metodologias a adotar. Elaborar estratégias é fazer escolhas sobre quais negócios participar, quais produtos e serviços oferecer e como alocar recursos para conseguir uma vanta-gem competitiva sustentável. A estratégia deve estar focada na satisfação das necessidades dos clientes, criando valor ao cliente, e buscando resultados que perpetuem a empresa.

Segundo Peter Drucker: a única coisa mais importante para se lembrar sobre qualquer empreendimento é que os resultados não são obtidos no ambiente interno. Os resultados de um negócio são um cliente satisfeito e são buscados no ambiente externo. Portanto, a eficácia das estratégias se vincula estreitamente à importância que as administrações emprestam a essa atividade, bem como à participação dos funcionários no processo. A conjugação desses fatores fortalece decisões, mobi-liza forças e gera comprometimento com os resultados.

Lembre-se: somente a  contínua identificação e exploração de oportunidades torna a empresa de hoje capaz de chegar ao futuro. Traçar estratégias é pensar e repensar estrategicamente a cada momento, pessoal e profissionalmente.

Mais eSobre

Copyright eSobre - Politica de Privacidade - Mapa do Site